Saturday, October 29, 2005

Três estudantes de escola cristã são decapitadas na Indonésia

29/10/2005 - 06h40

Três estudantes de escola cristã são decapitadas na Indonésia


Três estudantes de um colégio cristão foram decapitadas em Poso, na região central da ilha indonésia de Célebes. O local é cenário de violentos enfrentamentos entre a comunidades muçulmana e cristã, informaram neste sábado, os meios de comunicação locais.

A Polícia de Poso informou que os corpos das vítimas foram descobertos esta manhã em uma plantação de cocos e suas cabeças abandonadas em diferentes lugares afastados.

Os investigadores acreditam que as jovens foram emboscadas quando se dirigiam à escola por um grupo de supostos muçulmanos radicais, embora não descartem outras razões para os assassinatos.

A violência sectária começou em Poso quando um acampamento foi instalado para acolher dezenas de milhares de pessoas que fugiam da guerra aberta desatada entre as comunidades muçulmana e cristã no vizinho arquipélago das Molucas.

As duas comunidades estabeleceram a paz em fevereiro de 2002, após três anos de conflitos que acabou com mais de 7.000 vidas humanas. No entanto, os atos violentos continuaram.

Acredita-se que as ilha de Célebes seja um dos territórios de maior influência da organização Jemmah Islamiyah, que quer criar um Estado islâmico no sudeste da Ásia.