Saturday, December 24, 2005

Teoria da Evolução ganha batalha judicial nos EUA

Teoria da Evolução ganha batalha judicial nos EUA


Harrisburg (EUA) - Um juiz federal americano proibiu, em sentença nesta
terça-feira, que professores mencionem a teoria do chamado "projeto
inteligente" para explicar a origem da vida nas aulas de biologia das
escolas públicas da Pensilvânia.

A teoria afirma que o mundo não é resultado da evolução, como defendia
Charles Darwin, uma vez que é muito complexo para ser fruto da casualidade,
e que este processo se deve a uma "inteligência superior".

Muitos dos defensores dessa teoria são cristãos protestantes que reivindicam
o ensino de idéias alternativas às de Darwin nas escolas - por considerá-las
uma ameaça às crenças religiosas -, algo que já começou a ser feito em
algumas localidades americanas.

Os defensores da teoria da evolução alegam que os defensores do "projeto
inteligente" atribuem a criação do mundo a um deus e que, portanto, o ensino
da teoria equivaleria a aulas de religião nas escolas públicas, proibido por
lei.

Este é um dos casos mais proeminentes nos EUA sobre a validade da teoria da
evolução, e o juiz John Jones concedeu uma vitória importante aos
evolucionistas.

Em sua decisão, Jones disse que a Junta Escolar do distrito de Dover violou
a Constituição dos EUA quando ordenou que o ensino do "projeto inteligente"
fosse incluído nas aulas de biologia, a partir de outubro de 2004, nos
cursos de suas escolas públicas.

Todos os membros que votaram a favor da medida perderam seus cargos. "Os
membros da Junta que votaram a favor do ´projeto inteligente´ fizeram um
desserviço aos cidadãos de Dover", afirmou Jones.

"É irônico que vários desses indivíduos, que exibem de maneira tão aberta e
orgulhosa suas convicções religiosas em público, recorressem à mentira
várias vezes para cobrir suas intenções e o propósito real da política do
´projeto inteligente´."

http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2005/dez/20/122.htm

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